O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Por muito tempo visto como uma espécie de rede de currículos online. Com o tempo, ganhou características novas e hoje tem um papel diferente para diversas pessoas e empresas: é uma excelente fonte de informações e um ótimo lugar para fazer networking, marketing e vendas. O LinkedIn passou a ser parte do dia a dia dos profissionais.
No LinkedIn é possível encontrar oportunidades no relacionamento com canais de mídia, na busca por parcerias, investidores e no próprio contato com clientes, sem contar toda a parte de contratação de talentos.
Para os casos B2B (empresas que vendem para empresas), os ganhos são mais óbvios, e é mais fácil enxergar o caminho. As empresas B2C (que vendem direto para o consumidor final) normalmente não veem a rede com bons olhos por pensarem só no contato com o cliente e esquecerem das outras oportunidades como desenvolvimento pessoas, networking, parceiros e investidores.
O passo inicial de qualquer investimento na rede é entender quais são os objetivos da empresa e o que ela está buscando lá. Se isso ficar claro, torna-se mais fácil planejar os investimentos e ver o que vale a pena colocar atenção.
Alguns fatores interessantes podem reforçar a importância dela para sua empresa:
-
O LinkedIn é a maior rede profissional da internet, com mais de 467 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios;
-
Profissionais estão entrando no LinkedIn em uma taxa de mais de dois novos membros por segundo;
-
O LinkedIn tem executivos de todas as empresas top 500 da Fortune como membros e os produtos corporativos da empresa são usados por 94 das top 100;
-
Existem mais de 1,5 milhões de canais de comunicação usando botão de compartilhamento em seus sites para indicarem o conteúdo do LinkedIn;
-
No Brasil já são mais de 27 milhões de usuários!
Então, como qualquer outra rede social, estabelecer uma presença significativa leva tempo e não vai acontecer de forma imediata. Por isso, não basta apenas estar presente no LinkedIn, é necessário utilizar soluções e recursos de forma alinhada com a estratégia da sua empresa.