Qual a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?

16 de Fevereiro, 2018

Qual a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?

Antes da internet fazer parte do nosso dia a dia, o processo de compra era diferente. A empresa que chegava até você com as informações dos produtos e/ou serviços através das mídias tradicionais como tv, rádio, outdoor, panfletos, revistas, etc. Chamamos essa estratégia de marketing tradicional ou outbound marketing.

Hoje temos o processo inverso: as empresas buscam formas do cliente ir até elas à procura de uma solução para seus problemas, sejam informações sobre o produto, serviço ou outras dúvidas relacionadas ao negócio. O nome dado a essa estratégia é Inbound Marketing.

Mas, há muito mais diferenças entre essas formas de fazer marketing do que parece. O principal objetivo do Inbound marketing é atrair e fidelizar o cliente. Ou seja, a ideia principal é despertar o interesse das pessoas para que se interesse pelo produto ou serviço que sua empresa oferece. Assim, a produção de conteúdo é o principal combustível para o Inbound, e é necessário que esse conteúdo seja de qualidade e se comunique com as pessoas certas. Outro ponto a se destacar no Inbound Marketing é o seu custo. Aqui você vai escolher quanto quer investir e analisar os resultados de acordo com o investimento.

Já no Outbound as mídias normalmente exigem maior valor de investimento por um período determinado para que se tenha resultado. Caso sua empresa não consiga ter frequência, o seu resultado fica prejudicado. Por exemplo, se você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, você “some” da mídia. Isso é algo que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.

E um detalhe muito importante, não existe fórmula mágica. Para cada tipo de negócio ou empresa, existe uma estratégia que será mais eficiente. Caso precise de ajuda para orientar seu projeto de marketing, recomendamos que você procure um profissional especializado ou empresa de sua confiança para definir a melhor estratégia para seus objetivos.



Leia também: