Já ouviu falar em Parcel Shops?

27 de Julho, 2018

Já ouviu falar em Parcel Shops?

O e-commerce busca cada vez mais alternativas para facilitar a vida do consumidor. Afinal, as entregas dos produtos adquiridos nos sites de comércio eletrônico são feitas, normalmente, durante o horário comercial, quando a maioria das pessoas estão no trabalho e é muito comum a transportadora chegar ao local e não encontrar o destinatário, o que aumenta o custo logístico para e-commerces e transportadoras, impactando o preço do frete.

Com o objetivo de realizar as remessas rapidamente a um custo mais baixo, surgiu o e-commerce ‘’Parcel Shops’’, que já é comum no Estados Unidos e alguns países da Europa. O modelo transforma qualquer lugar em um ponto de retirada de produtos. Assim, o cliente poderia, por exemplo, comprar uma blusa numa loja virtual de sua preferência e retirá-lo em qualquer outro comércio parceiro, como uma loja de eletrodomésticos.

O local de retirada precisa ser próximo do consumidor, para que ele possa pegar o produto sem transtornos. No momento da compra, o cliente informa o endereço e recebe uma lista de Parcel Shops disponíveis nas imediações. Aí é só esperar o produto chegar e ir lá retirá-lo.

A estratégia favorece também o estabelecimento parceiro, pois tem a chance de receber novos clientes ligando e, assim, a possibilidade de oferecer descontos ao consumidor na hora da retirada do produto do e-commerce. Além disso, o local pode receber produtos de e-commerces diferentes e recebem uma remuneração acordada diretamente com a empresa contratante, o que também contribui para o aumento do faturamento.

Em resumo, o consumidor economiza com o frete, recebe seus produtos mais rápido e mais próximo de onde está. Quem vendeu garante a satisfação do cliente e os parceiros atraem novos consumidores para os seus negócios, gerado a possibilidade de renda extra. Todo mundo ganha!



Leia também: