Quais as etapas do Inbound Marketing?

20 de Julho, 2018

Quais as etapas do Inbound Marketing?

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência de etapas que se complementam de forma inteligente. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases:

Atração de visitantes: a lógica é simples: um site sem visitas não gera Leads (potenciais clientes). Sem os Leads não há vendas. Por esse motivo, a primeira etapa do Inbound Marketing é atrair. Ou seja, é preciso construir ações que chamem a atenção através de redes sociais, links patrocinados, Blog, Seo, etc. O resultado disso é um público mais engajado e propenso a realmente consumir o produto.

Conversão de visitantes em Leads:  A etapa de conversão complementa a atração.  Ou seja, faz com que os Leads deixe seu contato e outras informações relevantes em troca de um benefício, como uma oferta, descontos, brindes, etc. 

Relacionamento: A partir da produção de conteúdo focada em diversos estágios de compra, entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing: usando algumas estratégias, é possível identificar em que fase se encontram os Leads e fazemos com que eles avancem na jornada.

Venda: Todo o trabalho de geração de Leads e relacionamento visa gerar vendas para a sua empresa. Em alguns casos, esse processo acontece dentro do próprio website; em outros, é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente. De maneira geral, quanto mais complexo o produto for, mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de Leads para concretizar a venda.

Análise de resultados: Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em dados. Assim, é possível monitorar e mensurar cada ação, o que torna o trabalho mais inteligente. Além disso, todo o processo pode ser otimizado, detectando as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços onde tiver necessidade.

Encantamento: Essa é, talvez, a mais importante das etapas porque é o que fará com que os atuais clientes recomendem sua empresa para os seus contatos. Indicações costumam ser muito vantajosas, afinal, é onde a empresa estabelece uma relação de confiança. Qual marca não quer passar uma boa impressão e ser recomendada pelo público?

Em resumo, essas etapas são importantes para construir um relacionamento sólido e forte. Afinal, a estratégia convencional onde o cliente é comprado quase não existe mais. Agora a conversão desse cliente é na base da conquista. Aposte nisso!



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